segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PUNO FRIO- LAGO BELO

5 dia- Chegada a Puno 16:30
6 dia - Saída para Cuzco 09:00, Viacao Power,passagem = 15,00 S$
Aventura: Nao estranhe os costumes locais, cada lugar uma cultura, cada cultura uma idéia, em algumas as pessoas confiam com uma velcidade maior e ai nao é bom recusar os presentes mesmo que sejam uma apadrinhagem.
Indo para fronteira você já pode avistar o Lago Titicaca, os Picos Nevados da Cordilheira dos Andes e percorre o Território Tiwanaku, uma cultura indígena milenar do Altiplano, aquela em que as mulheres carregam os meninos nas costas com panos coloridos de la de Alpaca e usam umas 3 saias com meias compridas e estão sempre de chapéu. Na fronteira do Peru a primeira cidade que encontrei foi “Desaguadero”, uma pequena vila, mas mais organizada que Puerto Quijarro, aqui se repete todo o processo, se carimba o passaporte na aduana e depois troca todo seu dinheiro por Soles (S$) a moeda do Peru, que vale mais que a da Bolivia. Aqui tomei meu café-da-manhã em espanhol “desayuno”, uma sopa, depois um prato com arroz, batata e a saborosa truta do Lago Titicaca, tudo isso por apenas 5,00 S$. Daí segui para Puno a cidade dos meus Camaradas Peruanos, logo na fronteira você já vê um monte de van e os peruanos gritando o nome de varias cidades ao mesmo tempo, daí e só entrar em uma e sair vazado pro lugar que quer ir o máximo que se paga é 5,00 S$. Em direção a Puno fomos margeando o Lago Titicaca, O lago mais alto do mundo e que usado pela população para a agricultura, pecuária e para criação de peixes (Trutas). O lago e azul e contrasta com o branco da neve da Cordilheira ao fundo e o marrom da terra do altiplano a frente. Antes de chegar a Puno paramos em “Ilave”, uma pequena vila que é a casa do Nicomedes onde fomos almoçar, eu conheci toda a família dele e depois de me mostrar sua filha mais nova ele disse “você vai ser o padrinho dela” e eu só podia falar sim e desse jeito hoje tenho um compadre no Peru. Na casa dele tomamos umas cervejas, que aqui não se bota no freezer já que o clima e naturalmente frio e comemos mais Truta do Titicaca, depois seguimos eu e Alcides para Puno. Também na Beira do Titicaca, é uma cidade grande com um bom movimento turístico, mas o aspecto visual lembra as favelas do Rio de janeiro. Aqui se pode visitar as ilhas flutuantes do lago Titicaca, Uros que se vê em meio dia e Amantani onde se dorme uma noite. Cheguei e fui com Alcides procurar um hotel, achei um bom hotel com chuveiro quente (ducha caliente), televisão e banheiro privado (baño privado) por apenas 15,00 S$. Depois disso fui me preparar para o frio, comprei luvas de la, calcas de la que se coloca por baixo das calcas jeans, gorro de la e por final um cobertor de la tudo isso por menos de 50,00 S$. A noite dei uma volta pelo centro turístico de Puno e tomei umas cervejas com o Alcides e com a Maria uma amiga dele que viro minha comadre porque me fez padrinho da sua filha mais nova, agora tenho dois afilhados no Peru, quem sabe um dia nao bate na minha porta uma cranca peruana me chamando de padrinho!, depois de ficar bêbado fui dormir e me preparar para no dia seguinte seguir para Cuzco, meu destino final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário