terça-feira, 22 de setembro de 2009

CAMINHADA SALKANTAY- 2º, 3º, 4º DIAS

Aventura: se você está no meio de pessoas que nao connhece tome conta das suas coisas e de você mesmo, traduzindo nao fique bebâdo demais a ponto de nao se lembrar o que aconteceu no dia anterior inclusive como você perdeu algo valioso.
Considerando o fato de que foram dias muito parecidos, nos quais na maioria do tempo eu estava caminhando vou fazer um resumao.
Durante a caminhada todos os dias você dorme e acorda cedo, sempre chega cansado doido pra jantar e dormir, principlamente por saber que no outro dia tem mais percurso para caminhar. Também há vontade de se preservar para que nao de nada errado antes de chegar ao objetivo final que logicamente é Machu Pichu.
Continuando o segundo dia é o dia mais duro de caminhada, pela manha subimos mais de 1000 metros e atingimos o ponto mais alto do percurso 4.600 metros de altitude, nesse lugar me encontrei com uns gaúchos e como foi bom poder falar português com alguém. Até esse ponto se sofre um pouco pela exigência fisica da subida e pela falta de oxigênio da altitude, mas indo devagarzinho e respirando fundo fica fácil superar tudo isso. Depois disso o resto do dia é só descida e aí se o joelho tiver ruim vai ficar pior, há uma parada pra almoÇo e alguns pontos de descanso no caminho mas eu já tava doido pra chegar no acampamento e por isso depois do almoÇo nao parei de caminhar até chegar lá. Nesse dia você percebe a terceira mudanÇa na paisagem, sempre é um terreno acidentado cercado de montanhas, mas primeiro vc sai de uma paisagem campestre onde as montanhas sao cobertas por graminéas e a temperatura é amena, em segundo vc atinge os picos nevados onde as montanhas sao rochosas e logicamente cobertas por neve e faz um frio de lascar e depois em terceiro e ultimo lugar vc chega a selva peruana onde as montanhas possuem um densa vegetaçao com arvorés e flores tropicais e sempre tem um rio correndo a seus pés e graÇas a Deus durante o dia faz muito mais calor, dá até pra se arriscar a tirar a camisa. No segundo dia quando cheguei no acampamento ohhhh alegria!!! há dois dias suando e sem banhar tudo que eu queria era tomar um banho e sorte minha nao é que tinha um chuveiro no acampamento, mas detalhe a água era congelante e o chuveiro era pinga-pinga mas eu nao tava nem aí a soluÇao foi banhar cantando e danÇando pra espantar o frio, mas pelo menos fiquei limpinho!!! agora os engraÇado era ver a cara dos europeus eles deu até pra ler o pensamento deles "Meus Deus, como sao loucos esses brasileiros" e só pra confirmar a loucura depois do banho era a hora daquela cervejinha do final do dia, mas ai eu acabei sendo acompanhado pelos alemaes e espanhois, resultado final depois da janta todo mundo dormiu bebâdo, só nao teve festa porque nao tinha música.
No terceiro dia a caminhada é curta e só pela manha, andamos o tempo todo mrageando o rio Santa Tereza, um rio belissimo que vem do degelo dos picos nevados e por isso tem uma cor azul gelo e uma água tao gelada tanto, mas depois de passar horas caminhando a seu lado , no ponto final da caminhada onde pegamos uma van, nao dei conta e tive que tomar um banho nele, depois disso as águas das cachoeiras de taquarucu agora sao termas!!!. A cada dia vamos chegando mais perto da civilizacao, nesse dia ja almoÇamos e dormimos numa pequena vila com o mesmo nome do rio, Santa Tereza, a tarde a programÇao é uma ida a uma termas "The Santa Tereza Hot Springs", para relaxar e recuperar os músculos com o choque, que é basicamente o fato de você sair das piscinas de água quente a 30 graus e imediatamente tomar um banho numa piscina de água fria a 10 graus, parece loucura mas faz um bem danado pros músculos, eu agarantcho!!!!. Como chegamos cedo ao acampamento a bebedeira comeÇou cedo também, quando saimos para as termas eu já tava um poco alegrim e depois de duas doses de pisco (a cachaÇa local) curtido a mais de 3 anos em folhas de coca (o que nao tem nada a ver com cocaína) eu enloqueci, nao sei porque mas só senti as palpébras dos meus olhso se levantando e depois na volta pro acampamento dentro da van so lembro de estar rindo e gritando assim como todo mundo, mas agora com música ao som de uma canÇao muito apropriada que só tinha uma frase que dizia "Crazy music, Crazy people". Como comecamos cedo eu fiquei bebado cedo e consequentemente fui dormir antes dos outros e por isso perdi a festa que rolo am volta da fogueira, mas que me disseram depois que nao foi grande coisa, bom pelo menos eu me preparei melhor para caminhada do quarto dia.
No quarto dia a caminhada foi curta e o caminho fácil, plano todo tempo só que o início dela foi um tormento. Quando eu vi alguns tirando fotos fui procurar minha máquina ( na realidade da minha irma, Lanna) e nao encontrei, revolvi toda minha mochila e nao achei, voltei correndo pro acampamento e nao vi, pèrguntei a todos e ninguem sabia de nada, enfim a camera estava perdida. O pior nao é a camêra sao as fotos e também o fato de eu nao me lembrar onde e nem como posso ter perdido porque estava muito bebâdo. Maninha, eu sei que nao tinha te dado essa notícia até agora, mesmo tendo falado com você algumas vezes, mas quero que você nao se preocupe porque vou te dar outra camêra, o prejùizo séra completamente arcado por mim. Como voltei para procurar a máquina fiz a primeira parte da caminhada de van, porque o grupo já estava longe. Nesse dia já almoÇamos a beira da ferrovia que vai para Águas calientes, uma cidadezinha túristica logo nos pés da montanha de Machu Pichu e ponto final de toda caminhada, e é seguindo a ferrovia durante a tarde que chegamos a ela. Aqui encontramos finalmente uma boa cama e chuveiro quente e todos que estao indo pra machu pichu, varios turistas de todo o mundo reunidos num pequeno lugar onde existem bares e boates, isso soa como festa, mas só para aqueles que nao querem conhecer machu pichu no dia seguinte pois o horário para levantar é 04 hrs da madruga e por isso depois do jantar eu fui dormir cedo, afinal foi por isso que eu cruzei meio continente e caminhei 04 dias!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário